A agenda da Bela Oyá Pantanal segue movimentada na promoção do afroturismo em Mato Grosso do Sul. Após marcar presença no Startup Day Corumbá, evento do Sebrae voltado à inovação e ao empreendedorismo, a agência agora se prepara para participar da 1ª Conferência de Afroturismo do Estado, que será realizado amanhã (28), das 8h30 às 12h30, no auditório do Sebrae, em Campo Grande.
Promovida pela Fundtur – Fundação de Turismo de MS e pelo Sebrae, com consultoria do Guia Negro e apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, a conferência reunirá especialistas, representantes do governo estadual, trade turístico, estudantes e comunidades quilombolas. O objetivo é ampliar os debates sobre o afroturismo como um diferencial turístico e econômico, alinhado às políticas públicas nacionais e internacionais que fortalecem a inclusão e a sustentabilidade no setor.
Fortalecimento do afroturismo – A CEO da Bela Oyá, Thayná Cambará, destaca a importância desse momento histórico para Mato Grosso do Sul e para o crescimento do afroturismo na região.
“Estar presente na 1ª Conferência de Afroturismo do Estado é uma grande alegria e também um marco. A Bela Oyá tem sido pioneira no desenvolvimento de experiências voltadas ao afroturismo no Estado, trazendo a narrativa do protagonismo negro, das comunidades quilombolas e dos povos de terreiro. Agora, vemos Mato Grosso do Sul consolidando seu posicionamento nesse segmento, alinhado às políticas do Ministério do Turismo e da Embratur. Participar desta construção é motivo de orgulho para nós, que há três anos acreditamos e trabalhamos para tornar esse cenário uma realidade”.
Com 53% da população formada por pessoas negras, segundo o Censo IBGE 2022, Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial para o afroturismo. A 1ª Conferência de Afroturismo de MS busca fortalecer esse segmento, impulsionando iniciativas que valorizem a cultura negra como diferencial turístico.
A Fundtur tem sido uma parceira estratégica nesse processo. O apoio institucional tem possibilitado a inserção da Bela Oyá em feiras de negócios e ações estratégicas do turismo estadual, conforme reforça Thayna.
“Nos últimos anos, construímos uma relação sólida com a Fundação, que tem apoiado e reconhecido nosso trabalho em afroturismo. Hoje, conseguimos entregar nossos serviços em português, inglês e espanhol, atendendo ao mercado internacional e nos destacamos entre os cinco empreendimentos de sustentabilidade inscritos pela Embratur em um prêmio nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo, construindo um turismo mais inclusivo, sustentável e transformador”.
Startup Day – E as agendas da Bela Oyá em prol do afroturismo não param. No último sábado (22), a agência participou do Startup Day Corumbá, promovido pelo Sebrae, no IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O evento destacou projetos inovadores que estão transformando a economia e a cultura da região.
Durante o painel “Startupeiros de Corumbá”, Thayná Cambará apresentou a trajetória da Bela Oyá Pantanal e o impacto do afroturismo na valorização da identidade e da cultura negra.
“Nosso papel vai além do turismo, a agência abarca também a inovação social porque a gente entrega ações voltadas à cidadania, negócios e turismo. Trabalhamos para o desenvolvimento do nosso território, alinhando inovação, consultoria e mentoria de negócios. O Startup Day foi uma excelente oportunidade para mostrar como o afroturismo se insere nesse cenário e como nossa agência contribui para impulsionar essa pauta no Estado”, afirma.
O evento também contou com outros cases de inovação, como o projeto “Monitora Pantanal”, voltado ao monitoramento ambiental, e “Meu Quintal é Maior que o Mundo”, que trabalha com o impacto socioambiental da comercialização de plantas nativas.
Serviço: 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul
Data: Sexta-feira (28)
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: auditório do Sebrae MS
Endereço: Avenida Mato Grosso, 1661, centro, Campo Grande
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1J6FLOZ5g2E1Eg6fca3CxOYa8gF-0Hlg_bnasds4Uzyw/edit