Gleice Jane desiste de disputar a presidência do PT em Mato Grosso do Sul

Decisão pode estar atrelada a articulação de apoio interno no partido feito pelo candidato ao cargo deputado federal Vander Loubet
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Diante de uma possível definição de votos com base em apoios estabelecidos, a deputada estadual Gleice Jane (PT), desistiu de candidatura para presidência do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul.

Conforme adiantou a reportagem, a deputada já cogitava abrir mão de candidatura pois seu adversário ao cargo, deputado federal Vander Loubet (PT), conseguiu negociar o apoio com quatro dos seis grupos que formam o partido em Mato Grosso do Sul, praticamente encaminhando a vitória para presidente estadual da sigla.

Durante a semana circulou em grupos de redes sociais uma Carta ao PT onde a deputada informa a decisão de declinação da sua candidatura pela Articulação de Esquerda (AE), pleito que faz parte do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores, que ocorre em âmbito nacional.

A imprensa apurou que o parlamentar federal, que faz parte do grupo Resistência Socialista (RS), conseguiu o apoio de outros quatro grupos, incluindo o Construindo um Novo Brasil (CNB), que reúne o deputado estadual Zeca do PT, a deputada federal Camila Jara, o superintendente do Patrimônio da União no Estado, Tiago Botelho, e o atual presidente estadual do partido, Vladimir da Silva Ferreira.

Bem como o Avante, grupo liderado pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), o Movimento PT (MPT), do professor Jaime Teixeira, e o Democracia Socialista (DS), do ex-deputado federal João Grandão.

PED NACIONAL

No contexto nacional das eleições para presidente do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva é cotado com um dos favoritos a vencer a disputa, já que recebeu o apoio do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Edinho é um sociólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi Vereador do município de Araraquara (SP) deputado estadual e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Além do Edinho, o atual secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira, será candidato pela tendência Movimento PT.

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, Romênio Pereira é natural de Patos de Minas (MG) e iniciou a sua trajetória no movimento sindical no início dos anos 1980 em seu estado natal. Ele já ocupou várias funções no PT-MG e também na direção nacional do partido.

Quem concorre também a presidência nacional é o historiador e membro do Diretório Nacional do PT, Valter Pomar, que registrou sua candidatura para concorrer à presidência representando o movimento Articulação de Esquerda.

 

Publicidade

Colunista