O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em entrevista na última quarta-feira (2) mais um mutirão de saúde envolvendo Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país.
Dos 45 hospitais participantes, 2 estão presentes em Mato Grosso do Sul: o Hospital Universitário da Universidade Grande Dourados (HU-UFGD) e o Hospital Universitário da Universidade Federal (HUMAP-UFMS).
O Mutirão Agora Tem Especialistas acontece neste sábado (5), promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), onde o objetivo é ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde no país.
No total, devem ser realizadas 1.088 cirurgias, 7.902 exames ou procedimentos e 1.342 consultas realizadas nos 45 hospitais da Ebserh, nas especialidades de Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher.
A rede de Hospitais Universitários conta com 87 mil profissionais de saúde, mais de 55 mil alunos de graduação e mais de dez mil médicos residentes. O ministro da Educação, Camilo Santana reforçou que a ação deve contar com a presença de ministros para ajudar a mobilizar a rede de profissionais de saúde nos Hospitais Universitários.
“Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”, afirmou.
Como participar
Para participar dos mutirões, é preciso que o paciente já esteja em atendimento nos Hospitais Universitários e atenda aos critérios de prioridade. Ele também pode ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. Já foram realizados 166 mutirões em todo o país desde o início do ano.
Hospitais Universitários
Os Hospitais Universitários Federais são centros de formações na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das Instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados.
No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, serão realizados 20 cirurgias de laqueadura tubária; 60 tomografias de abdômen; 60 ultrassonografias (musculoesquelético, rins, abdome e vias urinárias); 14 biópsias de tireoide e 15 ecocardiogramas transtorácicos, totalizando 169 procedimentos em um só dia.
No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados, serão realizadas 33 pequenas cirurgias; 2 colonoscopias – com planejamento para ampliação; 6 eletroencefalogramas e mais alguns atendimentos, totalizando 74 procedimentos somente no sábado.